Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 2 de setembro de 2005

NIETZSCHE SOBRE A EUROPA HÁ 120 ANOS

"a luta contra a opressão cristiano-eclesiástica exercida desde há milhares de anos (...) criou na Europa uma maravilhosa tensão de espírito que nunca havia existido na terra: e com um arco tão fortemente tenso é possível agora atirar aos alvos mais longínquos. É verdade que o homem da Europa sente esta tensão como um mal e, por duas vezes, fizeram-se amplas tentativas para afrouxar o arco: primeiro, pelo Jesuítismo e em seguida pelo Iluminismo democrático. (...) Mas nós (...) bons europeus e espíritos livres, muito livres - possuímos ainda todo o mal do espírito e toda a tensão do seu arco! E talvez também a flecha, a missão e, quem sabe? o alvo..."
(Para além do bem e do mal)

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Humberto Nuno,

com o desenrolar destas novas peripécias em relação aos candidatos que se apresentarão nas próximas presidencias, gostaria saber a sua opinião sobre as várias candidaturas e dando especial atenção ao facto de, mais uma vez, triste personagem se candidatar... falo pois de Mário Soares por nós conhecido pelas piores razões.

André Ferreira

Anónimo disse...

Caro Humberto Nuno,

com o desenrolar destas novas peripécias em relação aos candidatos que se apresentarão nas próximas presidencias, gostaria de saber a sua opinião sobre as várias candidaturas e dando especial atenção ao facto de, mais uma vez, triste personagem se candidatar... falo pois de Mário Soares por nós conhecido pelas piores razões.

André Ferreira

Anónimo disse...

Concordo...Com a visão do anterior camarada,achando apenas que as eleiçoes presidenciais são, só por si, repugnantes.

Koala 88

Anónimo disse...

Estas eleições são mesmo a brigada do romático.

Storm 88